Home / Televisão / Professores sofrem violência real retratada em “Por Você”

Professores sofrem violência real retratada em “Por Você”

Uma professora em pé, diante de uma lousa ou de alunos, com expressão de cansaço ou preocupação.

A cena é de novela, mas a realidade que ela retrata é brutalmente a realidade vivida por muitos professores. Em “Por Você”, Margô (Regiane Alves) é empurrada por um aluno dentro da sala de aula. A agressão acontece no espaço onde sua autoridade deveria ser reconhecida. Ela está ali para ensinar e orientar, mas recebe como resposta a violência de um adolescente que tenta intimidá-la.

Ao se levantar amedrontada, a professora diz: “Nunca mais faça isso. Você tem mãe, tem avó, tem irmã, tem amigas. E mesmo que não tivesse nenhuma figura feminina na sua vida, você não tem direito de agredir uma mulher.”

A fala atravessa os muros da escola. Margô fala como professora e como mulher, diante de um homem em formação que precisa aprender que força jamais lhe concede poder sobre outra pessoa. No banheiro, sozinha, ela chora. Ali, o desabafo carrega a agressão, mas também o cansaço de quem escolheu uma profissão que exige tanto e recebe pouco reconhecimento.

O que a ficção mostra sobre a realidade dos professores

Regiane Alves interpretando o papel de Margô
Regiane Alves interpretando Margô. Foto: Reprodução/O GLOBO

A história de Margô não é um caso isolado. É um espelho de uma crise que atinge milhares de educadores em todo o país. Pesquisa do Centro do Professorado Paulista (CPP) com 1.144 docentes revela que 65,6% já sofreram algum tipo de agressão na escola, seja agressão verbal, psicológica, institucional ou física. Entre os entrevistados, 74,4% afirmam não se sentir seguros dentro da sala de aula.

Os números sobre violência física são igualmente alarmantes: 19,3% dos docentes relatam já ter sofrido agressões físicas, principalmente em escolas municipais e estaduais.

Em estudo da OCDE com 280 mil professores de 55 países, o Brasil foi o pior colocado. 47% dos nossos docentes apontam intimidação ou abuso verbal de alunos, contra uma média internacional de 18%.

Uma nova forma de agressão

Além da violência física e verbal, uma prática tem se disseminado nas escolas: o “teacher-baiting”. Um grupo de alunos provoca e agride o professor enquanto outro filma escondido. Na edição, corta-se todo o desrespeito e sobra apenas a reação exasperada do docente, que circula nas redes como entretenimento, destruindo sua reputação e saúde mental.

A violência também vem de fora dos muros escolares. Em São Paulo, uma professora com 26 anos de magistério foi ameaçada de morte pelo pai de um aluno que a culpava pelas dificuldades do filho. Em outro caso, um policial levou colegas fardados e armados a uma escola de educação infantil porque a filha teve uma atividade sobre cultura afro-brasileira.

O peso sobre as mulheres

A violência contra professores tem uma dimensão de gênero que não pode ser ignorada. A categoria é 78% feminina, e são as mulheres que enfrentam a dupla violência: a de serem professoras e a de serem mulheres em uma sociedade marcada pelo machismo.

Margô, na novela, representa essa realidade. Ela é agredida por um aluno, mas sua dor também representa a de milhares de professoras que, todos os dias, entram em sala de aula sabendo que podem ser vítimas de violência física, verbal ou psicológica.

A desvalorização como raiz do problema

A agressão sofrida por Margô não começa apenas no empurrão. Ela começa na desvalorização estrutural da profissão. O piso do magistério teve reajuste de apenas 0,37% em 2026, muito abaixo da inflação. Na Bahia, o salário inicial de um professor é de R$ 4.965,24, o quinto pior do país e 20% abaixo da média nacional.

Enquanto isso, os professores adoecem. Só na rede estadual paulista, foram 42 mil licenças por transtornos mentais em 2024, cerca de 115 por dia.

O que a novela nos convida a pensar

“Por Você” é uma ficção com um espelho de uma realidade que precisa ser encarada. A teledramaturgia tem o poder de dar visibilidade a dores que muitas vezes permanecem invisíveis. A cena de Margô não é entretenimento, é um convite à reflexão sobre o que estamos fazendo com aqueles que escolhem ensinar.

A pergunta que fica não é apenas sobre o que aconteceu com Margô. É sobre o que acontece com milhões de professoras e professores brasileiros todos os dias e o que estamos dispostos a fazer para mudar essa realidade.

Marcado: